Arte

 

A arte chinesa é extremamente complexa, e de difícil abordagem. Múltiplas barreiras se levantam entre o Ocidente e o Extremo Oriente: a escrita chinesa, pintura de idéias, constitui o primeiro importante obstáculo; a antiguidade cultural deste povo, a sua evolução num meio fechado e a singularidade de sua psicologia são outros tantos obstáculos; as suas tradicionais formas sociais, os seus costumes mais mágicos que religiosos de aproximação do sagrado, tornam difícil a sua compreensão. A estética da sua arte reúne todos estes elementos: simbolismo ideológico, extrema antiguidade, evolução particular e complicada dos conceitos artísticos, fundamento mágico-religioso da suas crenças. O seu estudo é, pois, delicado se se quiser aprofundar.

Um último obstáculo se ergue no caminho do seu conhecimento: as primeiras obras de arte chinesa que chegaram ao Ocidente pertenciam à última época da dinastia Ts'ing (1644 - 1912), período de decadência, de influência européia nas oficinas chinesas que então inundaram a Europa de «objetos chineses» vulgares, de porcelanas românticas. de estatuetas rococó, de jarrões de cores berrantes. Esta «arte» chinesa imperou em todas as lareiras dos salões europeus, importada pelas companhias orientais holandesa, francesa e inglesa desde o século XVII. A arte chinesa durante muito tempo só foi conhecida e apreciada através desta nociva caricatura. Foi necessário o trabalho lento dos sinólogos, dos especialistas, colecionadores e peritos, para que o Ocidente conhecesse o verdadeiro rosto desta estética tão particular e complexa [por J. Riviere].

Textos

Outro modo de dizer o mundo

Tudo está para ser desperto

O Dao está no Torno do Oleiro

O Mundo nos Veio de um Jade

A essência medular da civilização chinesa

Arte Chinesa - introdução

A arte chinesa através dos tempos

China, Mãe das Culturas do Extremo Oriente

Uma aproximação a Arte da China e Japão

O Elemento Místico do Budismo

Fundamentos da Estética Chinesa

A natureza da paisagem chinesa

Oposição Complementar

O Espírito Lapidário

Arquitetura

Escultura

Caligrafia e Pintura

Jade e Bronze

Laca

Cerâmica

Seda

Bronzes na antiguidade chinesa

Época Feudal

Da unificação à época Han

Da China decadente à época Song

Descentralização e Arte Búdica

A Arquitetura chinesa

Fantasia das Linhas

O Yin - Yang, sombra e luz

Escrita e Arte

Textos sobre Caligrafia Chinesa

 

Links externos

Os três prefácios da classificação dos poetas, por zhong rong; tradução, notas e comentário

Sobre expressão individual e a liberdade possível: a experiência dos “sete sábios

“Não há tristeza, nem alegria nas vozes”, de Ji kang: uma tradução anotada

Sobre representação mimética e qixiang: discriminando as artes pictóricas chinesas

Anotações sobre pinturas famosas de todas as épocas, de Zhang Yanyuan: Seleções comentadas do primeiro rolo

Arte musical na china arcaica: à guisa de contexto

O cânone da música ortodoxa chinesa: uma seleção dos apontamentos sobre música

Entre artes liberais e liuyi (seis artes): um esboço de certas peculiaridades da concepção chinesa de “arte” na dinastia Han

“Tratado bibliográfico sobre letras e artes”: uma seleção de passagens críticas

Decadência política e florescimento artístico: o segundo módulo das “dimensões do cânone”

Ensaio sobre criações literárias e discurso poético, de Luji: uma discussão preliminar

As dimensões do cânone: textos que balizaram a teoria da arte na china imperial

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